” Zero Ídolos “

A claque do Sporting Torcida Verde reagiu em comunicado à transferência do João Mário para o rival Benfica.

“ZERO IDOLOS, hoje e sempre!

A Torcida Verde desde há muito tomou posição no que diz respeito ao relacionamento com os futebolistas profissionais. A transformação do futebol num negócio, no qual os futebolistas são ‘activos’ sempre no mercado, modificou a relação entre os adeptos e os futebolistas.

Nos anos 80, década da fundação da Torcida Verde, a mudança para um rival, de um futebolista com ‘raízes’ no nosso clube era episódica, provocando consternação e revolta na nação verde e branca. Nesse sentido as saídas de Inácio e Futre para o rival do norte colocaram os adeptos em grande alvoroço.

Nos anos 90, os episódios foram-se sucedendo, assim como as crescentes desilusões. Na Torcida Verde sentimos que viviamos um novo paradigma no qual o relacionamento com os futebolistas teria de se situar no estrito campo do respeito com profissionais ‘de passagem’ pelo nosso grande SCP. A idolatria era coisa do passado, cujos derradeiros intérpretes talvez tenham sido atletas como os capitães Carlos Xavier, Marco Aurélio e Oceano Cruz.

Ainda no antigo EJA [Estádio José Alvalade], intervimos no tema tabu dos futebolistas, deixando alertas que o tempo viria a validar. No novo EJA, a apresentação da faixa “ZERO ÍDOLOS” marcou a afirmação de um posicionamento, assumidamente contra corrente. O facto de não promovermos os futebolistas à condição de ‘ídolos’ jamais significou qualquer antagonismo ou hostilidade. Ao contrário, a Torcida Verde, em algum momento participou em ações formais ou informais hostis contra quaisquer profissionais do SCP.

Será pedir-nos o impossível que participemos no circo idólatra que, fatalmente alimenta agentes de futebol, comissionistas… e sobretudo provoca incomensuráveis desilusões nos adeptos. Algo desnecessário, considerando o exorbitante número de futebolistas e outros atletas que trocam o SCP por melhores condições monetárias.

O caso mais recente envolve João Mário. Que seja um episódio que definitivamente, concorra para que os VERDADEIROS adeptos do grande SCP dispendam as suas energias no exclusivo apoio ao clube. E basta!

João Mário é um…profissional de futebol. Mudou para uma entidade patronal que lhe propiciará, faustas condições materiais. Quem pode “exigir” a um adepto do SCP, a idólatra a um atleta, o qual estará “fatalmente de passagem” pelo nosso clube???

Zero ídolos! Pelo Sporting e por mais ninguém!”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.